Na década de 1950 e 1960 , os astrônomos descobriram vários pontos escuros de luz para se correspondia com fontes de rádio vindo de fora da galáxia Via Láctea . Em 1963, uma dessas fontes de rádio , designado 3C273 , foi o primeiro objeto a ser identificado como uma fonte de rádio ou " Quasi- Stellar " " star- like". Astrônomo Maarten Schmidt calculado 3C273 foi um surpreendente 2 bilhões de anos-luz de distância. Nenhuma estrela comum poderia ser brilhante o suficiente para ver da Terra a uma distância tal , por isso tinha que ser uma galáxia. No entanto, a cada resolução , as ondas de rádio e luz parecia vir de um único ponto , em vez de um patch nebulosa , como uma galáxia deveriam. Cálculos de Schmidt foram surpreendentes : . Athough 3C273 produzido tanta energia quanto um trilhão de sóis, ele foi apenas o tamanho do sistema solar
O que é um Quasar
hoje? , os astrônomos se referem a quasares como "Objetos" Quasi- Stellar ( QSO ) em vez de fontes de rádio quase- estelar, porque a maioria dos quasares são na verdade fontes de rádio pobres. Quasares são gigantes, distantes, galáxias ativas , emitindo poderosas rajadas de radiação que são mais facilmente detectados no raio-X e espectro de raios gama . Porque sua energia levou bilhões de anos para chegar à Terra, Quasares são como fósseis astronômicos , dando a astrónomos uma imagem única do Cosmos , quando foi um muito mais jovem , mais quente lugar , mais denso .
Galáxias ativas
uma galáxia ativa tem um núcleo altamente energético que é por algum motivo produzir muito mais energia do que uma galáxia normal. Esse excesso de energia é detectado na Terra, como raios-X, raios gama ou , por vezes, de rádio ou radiação infravermelha. Para explicar isso, o melhor modelo até agora desenvolvido tem um buraco negro supermassivo que residem no , denso, núcleo galáctico quente. À medida que as forças gravitacionais poderosos acelera este material, as partículas sobreaquece a milhões de graus , libertando uma explosão de radiação para o espaço . Os astrônomos consideram quasares a ser o exemplo mais intenso de uma galáxia ativa, mas blazars e galáxias Seyfert ambos produzem mais energia do que as galáxias normais. Muitos astrônomos pensam que estes são exemplos de fenômenos semelhantes, observados em diferentes condições. Por exemplo, um blazar parece ser um quasar com seus jatos de radiação apontados na direção da Terra, enquanto galáxias Seyfert , que parecem completamente diferente e são consideravelmente mais jovem e mais perto , pode ser um tipo de quasar " baixa energia " .
Estudar quasares
astrônomos têm percorreu um longo caminho para entender os quasares , mas há muito o que aprender . Não é amplamente compreendido por que algumas galáxias são ativos e outros não, ou por que os quasares , que só são encontrados em grandes distâncias da Terra, eram aparentemente tão abundante no início do Universo , e não hoje. Os astrônomos nunca será capaz de estudar um quasar próximo , mas eles podem observar galáxias Seyfert próximas para desenvolver novos insights sobre os processos envolvidos dentro dos objetos mais brilhantes do Universo .