Como a Terra se move em torno do Sol em sua órbita , o sol naturalmente muda sua posição aparente contra o fundo das estrelas. A linha segue-se é chamado a eclíptica . Milhares de anos atrás , os astrólogos dividiram os céus em constelações , 12 dos quais estabelecem ao longo da eclíptica e se tornou o zodíaco tradicional. Hoje, com a precessão gradual do eixo de rotação e outros efeitos da Terra, a eclíptica agora realmente passa através de 13 constelações : Sagitário , Capricórnio, Aquário, Peixes , Áries, Touro, Gêmeos , Câncer, Leão , Virgem, Libra , Escorpião e Ofiúco . Orbit
de Júpiter
a eclíptica representa o plano da órbita da Terra em torno do sol. Órbita de Júpiter é quase , mas não completamente alinhada com a da Terra , inclinado em um ângulo de cerca de 1,3 graus. Isso significa que Júpiter pode aparecer no céu até 1,3 graus acima ou abaixo da eclíptica . Desde as constelações ao longo da eclíptica tendem a ser em torno de 30 graus de largura , Júpiter quase sempre ser encontrada dentro de uma das 13 constelações da eclíptica .
Vizinhos Constelações
Embora Júpiter quase sempre se encontram dentro de um dos mesmos 13 constelações , há outras constelações no prazo de oito graus da eclíptica , perto o suficiente para que outros planetas , tais como Vênus cujos planos orbitais são inclinados mais , ocasionalmente passar por eles. Há 24 constelações que se encontram dentro de 8 graus da eclíptica , e que Júpiter passará ocasional perto , se não completamente. Estas são as 11 constelações que se encontram sobre a eclíptica , além de Auriga , Canis Minor , Cetus , Corvus , Crater, Hydra , Orion , Pegasus, Scutum , Serpens e Sextante .
Além
Júpiter só aparece dentro ou perto das constelações em uma estreita faixa do céu, mas isso é apenas o caso quando observado da Terra ou um dos outros planetas que se encontram perto da eclíptica. Observado de, digamos, um cometa cuja órbita pegou bem acima ou abaixo do plano das órbitas dos planetas , Júpiter poderia aparecer em qualquer constelação do céu, de Ursa Menor para o Cruzeiro do Sul . Na verdade , a sonda espacial Ulysses sobrevoou o pólo norte de Júpiter em 1992, colocando-o em uma órbita inclinada 80 graus em relação à eclíptica . Visto de Ulysses , Júpiter pode aparecer em quase qualquer constelação no céu .