Encontre o comprimento focal da lente principal ou espelho primário . Este comprimento é uma medida da distância entre a lente ou espelho e o ponto onde se traz os raios de luz em conjunto . Ele geralmente é medido em milímetros (mm) ; você pode encontrá-lo em uma etiqueta afixada no tubo do telescópio .
2
Encontre a distância focal da ocular. Normalmente você pode encontrar este número na parte da frente da ocular , em milímetros.
3
Divida a distância focal da lente principal pela distância focal da ocular para encontrar o padrão de ampliação o telescópio . Por exemplo , um telescópio com uma distância focal de 500 mm para a lente principal e de 5 mm para a lente tem um poder de ampliação padrão de 100x .
4
Verificar se o telescópio tem uma lente de amplificação tais como a uma " lente Barlow . " Essas lentes aumentar a ampliação por um fator definido. Uma lente de amplificação marcado " 2x " vai dobrar o poder de ampliação do telescópio.
5
Determinar ampliação útil máxima do telescópio. Não importa o quão poderoso um telescópio pode ser, você não será capaz de ver nada a longas distâncias , se não houver luz suficiente proveniente da lente principal ou espelho primário . A abertura maior permite que mais luz passar. Como regra geral , você tem cerca de 50x de ampliação útil para cada polegada de diâmetro da lente principal ou espelho. Um telescópio com uma lente principal de 4 polegadas tem uma ampliação máxima útil de 200x , mesmo que a caixa diz ampliação de 500x .