Olhe atentamente para o objeto em questão . Tente determinar se é ou não é " abrir e fechar ". Isso pode ser muito difícil de fazer , a olho nu , então use binóculos ou um telescópio , se puder, e que a diferença vai ser muito mais óbvia. Porque as estrelas são tão longe, a sua luz vem essencialmente de um único ponto minúsculo, . Esta luz espalha como ele vem através da atmosfera da Terra , criando um efeito cintilante . Os planetas são muito mais perto , então eles têm mais de uma forma real , ao invés de um único ponto. O efeito de dispersão de diferentes partes do planeta cancela para que o planeta não brilham , exceto sob certas condições atmosféricas incomuns.
2
Note a localização de um objeto celeste em particular em relação aos outros em torno dele. Pode ser útil para esboçar um quadro que mostra a configuração das pessoas nas proximidades .
3
retornar ao mesmo local algumas noites mais tarde , em torno do mesmo tempo. Todas as estrelas do céu estarão em posições ligeiramente diferentes em relação ao horizonte, devido à rotação da Terra ea mudança das estações - mas eles vão manter a mesma posição em relação ao outro . Se o objeto em questão mudou em relação às estrelas em torno dele , o objeto é um planeta .