Júpiter aparece como um pequeno ponto cercado por quatro pequenos pontos brilhantes que são as luas de Júpiter , ou os satélites descobertos por Galileu em janeiro de 1610. Estes são Io, Europa , Ganimedes e Calisto . Todos eles são maiores do que a lua da Terra e Ganimedes é maior que o planeta Mercúrio , que é tão pequeno e perto do sol que pode ser visto brevemente depois do sol ou antes do nascer do sol. Um telescópio pode resolver mais de satélites de Júpiter . Saturno aparece como uma mancha parda com o que se parece com alças. Estes, naturalmente , são os seus famosos anéis .
Urano e Netuno
Urano e Netuno aparecem como pequenas manchas esverdeadas ou azuladas em telescópios ou binóculos. Eles são dessa cor por causa do metano em sua atmosfera. Embora todos eles têm luas , é muito difícil ver as luas com a olho nu.
Mars
Marte é distintivo por causa de sua cor vermelha. Ao longo de um período de meses jornada de Marte pelo céu parece inverter-se . O astrônomo Copérnico explica este movimento retrógrado como um truque de perspectiva. Isso acontece quando a Terra passa Marte como ambos os planetas orbitam o Sol - é claro Marte realmente não viajar para trás
Vênus
Vênus brilha tão brilhante que é . conhecida como a estrela da manhã ou à noite , dependendo de quando ele sobe . O planeta também tem fases . Mercury também tem fases , mas eles são muito difíceis de ver. De vez em quando Vênus passa diretamente na frente do sol. Isso é chamado de trânsito . O planeta se parece com uma mancha preta que atravessem o sol. Ele não deve, contudo , ser vistos diretamente . O próximo trânsito de Vênus será junho 5-6 , 2012.
Plutão
Se você ainda acha de Plutão como um planeta , é demasiado fraco para ser visto com um pequeno telescópio ou binóculos - não pode ser visto em tudo a olho nu . Um telescópio maior veria Plutão como um ponto , não é bem redonda, no céu noturno .