Phobos é a maior das duas luas . Ela tem uma forma oblonga com um diâmetro de 22,2 km . A superfície é coberta com sulcos 150 metros de comprimento que são 25 metros de profundidade. Como eles irradiam a partir de uma grande cratera , que se acredita ser o lado afeta de impacto. A lua é de cor escura e composto por condrito carbonáceo , que é semelhante aos objetos localizados no cinturão de asteróides exterior .
Deimos Descrição
Deimos é o menor em lua o sistema solar. Seu diâmetro é de apenas 12,6 km . A forma da lua é um pouco menos do que irregular Phobos . A superfície relativamente lisa de aparência é devido a uma espessa camada de poeira . Que Phobos não tem isso porque sua proximidade com Marte faz com que qualquer detritos para ser sugado pela gravidade do planeta. Deimos também é feito de condrito carbonáceo .
Relacionamento com Marte
Phobos orbita Marte a cada sete horas. Ele também tem a distinção de ser a lua mais próxima de seu planeta do sistema solar. Estima-se que em 40 a 50 milhões anos, a Phobos ou será dilacerado ou colidir com Marte. A órbita da Lua traz para mais perto de Marte por 1,8 centímetros por ano. Atualmente é 9.378 km do planeta . Deimos é 24,459 km de Marte . Ele orbita o planeta a cada 30 horas. A camada de poeira de Deimos é a partir de depósitos recolhidos a partir de um anel localizado ao redor de Marte .
Descoberta e exploração História
Phobos e Deimos foram descobertos em 1877 pelo astrónomo Asaph Hall , que estava trabalhando no Observatório Naval dos EUA. Ele foi o único que os nomeou também. As primeiras fotografias foram tiradas em 1971 pela sonda Mariner 9 . Cratera -wide de 10 quilômetros de Phobos , Stickney , foi nomeado após a esposa de Hall. Uma sonda soviética enviou , em 1988, tirou fotos detalhadas antes de morrer , enquanto outro perdeu o seu caminho completo. Estas sondas também detectou possíveis evidências de água, mas não foram capazes de investigar mais.