Gliese é uma estrela anã vermelha. Seis planetas extra-solares foram encontrados orbitando esta estrela . Em 2005, o Gliese 581b foi encontrado e é um planeta do tamanho de Netuno . Ele orbita Gliese 581 em apenas 5,4 dias. O próximo planeta que foi encontrado orbitando a estrela Gliese 581c foi e este planeta é acreditado para ter uma composição semelhante à Terra . As órbitas planeta em apenas 13 dias e alguns astrônomos acreditam que ele é semelhante a Ganimedes, um dos satélites de Júpiter . Ganimedes é composto de sílica rocha e gelo . Gliese 581g está dentro da zona habitável e um lado do planeta enfrenta a estrela.
Matusalém
O planeta extrasolar PSR B1620 - 26b , é apelidado de Matusalém . Este planeta extrasolar é o planeta mais antigo encontrado. Nosso universo é de aproximadamente 13,7 bilhões de anos e este planeta extrasolar é de aproximadamente 13 bilhões de anos. Se um planeta poderia ser formado tão rapidamente após o Big Bang, muitos outros planetas pode existir em nosso universo. O planeta é de cerca de 2-1/2 vezes o tamanho de Júpiter e é um pulsar em órbita. Muitos planetas extra-solares compartilham semelhanças com o planeta Júpiter. Os cientistas chamam esses planetas extra-solares Júpiter quente .
Epislon Erdani
O sistema planetário mais próximo extrasolar que foi encontrado é de 10 anos-luz de distância do nosso sistema solar . Dois planetas extra-solares foram encontrados até agora em Epislon Erdani , que está na constelação Eridanus . No entanto, os planetas estão ainda a ser confirmada. Existe um cinturão de asteróides entre Epislon Erdani b e c . Anéis de poeira foram encontrados além Epislon Erdani c e cometas extra-solares podem colidir uns com os outros para produzir os anéis de poeira.
V391 Pegasi b
A estrela passa por várias fases e, o primeiro planeta encontrado que orbita uma estrela que já passou pela fase de gigante vermelha é chamado V391 Pegasi b . Este planeta extrasolar está na constelação de Pegasus , que é de cerca de 4.570 anos-luz de distância. Durante a fase de gigante vermelha , a estrela se expande ea radiação que ele emite é extrema. Este planeta é muito maior do que a Terra , o que pode explicar por que ele pode sobreviver à fase de gigante vermelha de sua estrela-mãe .