Mercúrio é o segundo planeta mais denso do sistema solar em 5,427 g/cm3. Mercúrio, Vênus e Terra têm densidades superiores a 5 g/cm3. Densidades nesta faixa estão associadas com os planetas com uma grande quantidade de ferro no seu núcleo.
Vênus
O planeta mais próximo em tamanho, massa e gravidade para a Terra , Vênus tem uma densidade semelhante a 5,243 g/cm3 . Apesar de Vênus parecendo ter um núcleo de composição similar à da Terra , o campo magnético fraco de Vênus levou alguns modelos científicos que sugerem o núcleo de Vênus tem solidificado .
On Earth
Terra é o planeta mais denso do sistema solar a 5,513 g/cm3. Núcleo da Terra é de 90 por cento de ferro com enxofre , níquel ou oxigênio compreendendo os 10 por cento restantes . Estudos sísmicos indicam núcleo interno sólido da Terra é cercada por um núcleo externo líquido cercado por um manto de silicatos e, finalmente, uma fina crosta na superfície. O núcleo é substancialmente mais densa do que as camadas externas da Terra.
Mars
Enquanto Mercúrio, Vênus e Terra têm densidades semelhantes , Marte é a anomalia do interior planetas com uma densidade de apenas 3,943 g/cm3 . Isso indica Marte tem mais rock e menos ferro do que os outros planetas interiores .
Júpiter
O membro planetário maior e mais massivo deste sistema solar tem uma densidade de 1.326 g/cm3 . Júpiter tem uma massa de cerca de 318 vezes maior do que a Terra . No entanto, essa massa é distribuída ao longo de um volume de mais de 1.300 vezes maior do que a Terra dando Júpiter uma densidade de cerca de um quarto do que .
Saturno Terra
Saturno é o menos denso de todos os planetas em 0,687 g/cm3. Esta densidade é substancialmente inferior à da água , o que significa que seria Saturn flutuar na água , assumindo que não foi um corpo de água suficientemente grande . Embora Saturno tem uma composição semelhante a Júpiter , Saturno não tem gravidade suficiente para comprimir seus gases na forma Júpiter tem .
Urano
Urano tem uma densidade de cerca de Júpiter em 1.270 g/cm3 , mas tem uma massa e volume cerca de um quinto da de Júpiter . Imensidade de Júpiter permite a sua gravidade para comprimir os seus gases para um núcleo muito menor . Que Urano não tem a força gravitacional para comprimir gases de tal forma , levando os astrônomos a hipótese de um núcleo rochoso , no centro de Urano e Netuno .
Netuno
Substancialmente menor do que Júpiter ou Saturno , Netuno não deixa de ser o mais denso dos gigantes de gás em 1.638 g/cm3 , mas isso é só até cerca de um terço da Terra. Perto de massa e volume de Urano , a densidade de Netuno indica também que este planeta contém elementos mais pesados do que Júpiter e Saturno.