O sol tem um 10 - a 12-year ciclo explosão solar . Aproximadamente a cada 11 anos , a atividade explosão solar entra em um novo ciclo. O momento mais ativo para erupções solares é chamado de máximo solar. As maiores erupções são liberados durante este tempo, bem como a frequência de erupções detectáveis aumenta . A parte menos ativa do ciclo é o mínimo solar.
Energia
flares solares liberar radiação de vários comprimentos de onda do espectro eletromagnético , desde as ondas de rádio de baixa potência para de alta potência de raios-x e raios gama . De acordo com a Divisão de Ciência Heliofísica no Goddard Space Flight Center da NASA, " Esta energia é 10 milhões de vezes maior do que a energia liberada de uma explosão vulcânica. Por outro lado , é menos de um décimo do total de energia emitida pelo sol a cada segundo. "
estágios
As labaredas solares ocorrem em três fases. No estágio precursor , uma súbita liberação de energia resulta magnéticos em emissões de raios-x de baixa energia. Na segunda fase ou impulsivo , prótons e elétrons aceleram para energias superiores a 1 milhão de elétron-volts . Nesta fase, o alargamento emite ondas de rádio, raios-x de alta energia e raios gama. O estágio de decadência é caracterizada pelo acúmulo e decomposição de raios-x de baixa energia. Stage duração pode variar de alguns segundos a uma hora .
Classificação
cientistas classificam erupções solares pelo seu brilho, ou força, em comprimentos de onda de raios- x . Flares classe X são o tipo mais poderoso , e pode causar apagões de rádio na Terra. Flares de classe M tem um décimo da produção de energia da variedade de classe X , e pode causar tempestades de radiação menores na atmosfera da Terra . Flares de classe C têm um décimo da produção de flares de classe M; seus efeitos sobre a Terra são mínimas.