A superfície de Marte é estável na medida em que é muito lento para mudar, mas também é referido como caótica , devido às suas grandes áreas de terreno desmoronado e curto , coleções emaranhadas de cristas e vales. Ao contrário da Terra , a superfície rochosa de Marte não está estruturada em placas da crosta que estão sujeitas à força destrutiva da tectônica de subducção , a colisão das placas da crosta , resultando em um que está sendo desenhado sobre o outro. Os grandes e leitos de rios secos na superfície de Marte são uma prova provável que o planeta já tinha água corrente , mas não vê precipitação significativa em bilhões de anos .
Maior vulcão
Mairner 4 foi a primeira missão bem sucedida a Marte em 1964, seguido por Mariners 6 e 7 em 1969.
Olympus Mons em Marte é o maior vulcão escudo no sistema solar. Um vulcão escudo é um tipo particular de vulcão caracterizada por suas erupções de lava de baixa viscosidade que forma os lados levemente inclinadas do vulcão durante um período muito longo de tempo. Olympus Mons tem uma altura de mais de 15 milhas ( duas vezes a altura do Monte. Everest, a montanha mais alta da Terra ) e é quase 342 milhas de largura. Marte tem outros três vulcões que são quase tão grande . Uma vez que a crosta do planeta não é composta de placas tectônicas , os vulcões ocorrem como único hot-spots ; eles não estão se afastou de suas fontes de magma através da placa de movimento. Vulcões marcianos permanecer sobre sua fonte de magma e são ativos enquanto existir a fonte magma. Por esta razão, a canalização de lava pode ter lugar ao longo de bilhões de anos , permitindo que os vulcões de construir ao tamanho monstruoso.
Deepest Canyon
Valles Marineris em Marte é quatro vezes o tamanho do Grand Canyon na Terra.
O cânion mais profundo do sistema solar, Valles Marineris , está em Marte . Com uma extensão de 3.000 quilómetros, uma largura de 435 milhas em seu ponto mais largo e uma profundidade de quase 5 milhas, que é quatro vezes o tamanho do Grand Canyon da Terra.
Atmosfera
as áreas escuras de Marte são o resultado de tempestades de vento em massa.
A atmosfera de Marte tem uma densidade inferior a um centésimo a da Terra . O inverno fica tão frio nos pólos que o dióxido de carbono ( CO2) , tornando -se 95,3 por cento da atmosfera, congela , condensação da atmosfera e causando uma diminuição da pressão atmosférica. O CO2 congelado transforma directamente em gás através de sublimação , um processo no qual um sólido é convertido em vapor , sem passar pelo estado líquido . Ventos fortes sopram de pólo a pólo . A diferença de temperatura é tão extrema do dia para a noite que o vento no lado escuro congela o CO2 e do lado da luz do dia vaporiza -lo. Ventos marcianos de até 300 mph criar as maiores tempestades de poeira no sistema solar.