galáxias elípticas são classificados a partir de E0 através E7 com base no seu grau de circularidade, com galáxias E0 ser completamente redondo. Galáxias elípticas se tornar mais oval em forma como o seu número aumenta. Estas são as galáxias de maior massa no universo , uma conseqüência da fusão de galáxias menores. Estes tipos de galáxias contêm estrelas mais velhas na sua maioria com órbitas aleatórias e pouca ou nenhuma poeira.
Lenticulares Galaxies
galáxias lenticulares definir o ponto de bifurcação no diagrama de classificação de Hubble. Eles são galáxias cujas formas se situam entre os de galáxias elípticas e em espiral , e são freqüentemente chamados de galáxias sem braços de espiral . Eles possuem um disco central e podem ter anéis de formação de estrelas , mas não tem os braços de uma verdadeira galáxia espiral . Dependendo do ponto de vista observacional , podem parecer ser em espiral ou elíptica . Eles geralmente são carentes de gás e poeira e, como galáxias elípticas , muitas vezes contêm estrelas predominantemente mais velhos.
Galáxias espirais
Uma galáxia espiral consiste em uma central de núcleo e braços em espiral fora de seu centro. Geralmente tem duas ou mais armas e são ainda classificados em galáxias SB que contêm um bar central e as galáxias espirais S para sem bar. A classificação também se estende para considerar o tamanho do núcleo e enrolada como os braços são . Os braços espirais contêm gás e poeira que promover a criação de estrela. As galáxias espirais têm sido mostrados para ser rico em matéria escura.
Irregulares Galaxies
galáxias irregulares desafiam a classificação para as outras classes com base em sua forma irregular. A forma pode ser o resultado de interações com outras galáxias , sejam restos de uma colisão entre galáxias ou uma galáxia que está se aproximando de uma outra galáxia e sendo impactado pela sua atração gravitacional .