longo período cometas são aquelas que aparecem somente uma vez ao alcance da órbita da Terra , ou pelo menos uma vez dentro de um período razoável de que os seres humanos são propensos a lembrar . Suas órbitas em torno do Sol a partir de levar centenas de anos para centenas de milhares de anos para ser concluído. Apesar do grande periodicidade de suas órbitas , eles ainda permanecem gravitacionalmente ligadas ao dom
Origens
cometas de longo período se originam no OORTs Nuvem, que começa no extremo chega do sistema solar e continua até 100.000 unidades astronômicas mais longe na galáxia. A nuvem formada durante os primeiros anos do sistema solar e é composta dos planetesimais gelados e rochosos que foram desviados do Sistema Solar interior pela gravidade dos planetas gigantes , como Júpiter e Saturno.
Orbital Forma
cometas de longo período têm uma alta excentricidade , passando perto do Sol durante o seu periélio , que é a fase em que o cometa passa mais próximo do sol. Eles são muito longe do Sol durante o seu afélio , a parte da sua órbita quando eles estão mais distante do sol. Órbitas longas ' cometas de período têm uma forma semelhante a uma parábola, um infinitamente longo elipse. Suas órbitas assumir esta forma , porque eles foram esticados pela força gravitacional de estrelas próximas.
Exemplo
Hale -Bopp é um exemplo de um longo período de cometa que, recentemente, passou nas vizinhanças da Terra . Em 1997 , o cometa veio dentro de 122 milhões milhas da Terra, e foi observado um grande núcleo - estimado em 18 a 25 quilômetros de diâmetro - e produziu uma grande quantidade de poeira e gás . O período orbital de Hale -Bopp foi calculado para ser tão longo como 3.600 anos .