Uma das qualificações preliminares para status planetário é que o objeto deve orbitar o sol. Plutão se encaixa nessa qualificação , mas a sua órbita é diferente do que as outras órbitas planetárias . Todos os outros planetas orbitam o sol em um disco fino no mesmo plano . A órbita de Plutão é inclinada , fazendo com que a orbitar bem acima e abaixo do plano orbital dos outros planetas. Sua órbita é também excessivamente alongada , o que o coloca mais perto do Sol do que Neptuno durante parte de seu ciclo.
Atração Gravitacional
Outra característica dos planetas é que eles têm massa suficiente para ter uma força gravitacional forte o suficiente para puxar-se em uma forma esférica. Com uma massa de 1,31 kg x 10 elevado à potência 22 , menos de 0,24 por cento da massa da Terra, Plutão não atender a essa qualificação. Muitos outros objetos celestes não considerados planetas - incluindo luas e outros planetas anões - também fazer isso , por isso por si só não é uma qualificação para a classificação planeta
a existência de uma atmosfera
Outro argumento para a sua inclusão como um planeta foi a presença de uma pequena atmosfera de Plutão. Apesar de todos os planetas têm uma atmosfera de algum tipo , não é um recurso exclusivo para planetas. Várias luas dos planetas do sistema solar também têm atmosferas. Plutão , no entanto, é o único planeta anão com uma atmosfera. Sua atmosfera atinge quase um quarto do caminho para sua maior lua , Caronte.
A Existência de Satélites
Apesar de não ser oficialmente um critério para status planetário , alguns cientistas têm argumentou que a existência de satélites deve ser uma razão para continuar a chamar Plutão de planeta. Plutão tem três luas, Caronte, Nix e Hydra . No entanto, muitos objetos trans- netunianos (e mesmo alguns pequenos asteróides ) têm satélites , então isso não é uma qualidade planetário distinto.
Limpando o Bairro de sua órbita
Outra característica de um planeta, e aquele que , em última análise desqualificado Plutão do status planetário , é que o objeto deve " limpar a vizinhança de sua órbita. " Isto significa que o objeto é o corpo gravitacional dominante em sua órbita. Objetos menores nas proximidades devem ser consumidos ou jogados fora pela gravidade do objeto maior. A massa de Plutão é de apenas 0,07 vezes a massa de outros objetos em sua órbita. É parte de um grupo de outros objetos na vizinhança, e não pode " limpar sua área . " Em contrapartida, a massa da Terra é de 1,7 milhões de vezes os objetos em sua órbita.