sistema de classificação do IAU 2006 divide objetos orbitando um sol em três categorias: planetas, pequenos corpos do sistema solar e planetas anões . Como um planeta regular, um planeta anão deve ser grande o suficiente para que sua própria gravidade para moldá-la em uma esfera. Ao contrário de um planeta regular, o anão é pequeno demais para limpar outros objetos fora de sua vizinhança orbital. Isto é importante porque os astrônomos reconheceram os corpos celestes massa suficiente para se tornar esferóides podem ser encontrados entre campos de asteróides .
Plutão e Eris
Em 2005, Eris, um objeto esferóide maior que Plutão , foi encontrado na cintura de Kuiper , o cinturão de asteróides espalhados além de Netuno . Astrônomos debatem se Eris seria classificado como o 10 º planeta do sistema solar , ou se eles precisavam de um novo sistema de classificação . Eles escolheram o último, e declarou Eris e Plutão planetas anões . Os astrônomos tinham discutido desde a descoberta de Plutão , em 1930, se ele deve ser classificado como um planeta . A descoberta de Eris era um ponto de transição para este debate.
Distintos Corpos Celestes
planetas anões são grandes o suficiente para manter a atmosfera , mas os campos de asteróides em torno em que existem podem impactar significativamente superfície externa do anão. Astrônomos reconhecer estes esferoidal , corpos celestes atmosféricas podem sobreviver entre os campos de asteróides sem grandes perturbações . A descoberta e classificação de planetas anões permitir aos astrônomos estudar a relação entre eles e os campos de asteróides .
Planetária Astronomia
astronomia planetária evoluiu para uma grande área de estudo após um planeta extra- solar foi descoberto em torno da estrela 51 Pegasi , em 1995. um problema era como definir planetas agora desde que os padrões anteriores de ter uma forma esférica e que orbita um sol já não eram suficientes. A classificação de planetas anões foi um passo importante no desenvolvimento do campo . Eles representam a possibilidade de mais objetos esféricas que orbitam entre campos de asteróides da Terra.