Ventos solares são uma ejeção de massa de partículas carregadas a partir de dentro da atmosfera do sol. É um fluxo de elétrons e prótons , que são liberados a partir de uma energia tremenda . Eles são capazes de escapar atmosfera do Sol devido a esta energia cinética alta e as enormes temperaturas criadas pela corona do sol.
Efeitos na Terra
A Terra é relativamente bem protegida dos ventos solares , devido à sua distância do Sol ea sua atmosfera protetora. Planetas mais próximos do sol, como Mercúrio e Vênus , são muito mais fortemente afetada. Tecnicamente, fortes ventos solares têm a capacidade de derrubar redes de energia elétrica na Terra, mas esta idéia é apenas teórica. Os ventos solares não devem ser confundidos com erupções solares , que são enormes emissões de radiação eletromagnética do sol causada por um acúmulo de energia dentro de sua atmosfera. Foi labaredas solares que causaram o apagão no Canadá, em 1989 e poderiam afetar a Terra novamente em 2012 e 2013.
Efeitos sobre Satélites
Há agora incontável número de satélites que orbitam a Terra , fornecendo tudo de sinais de televisão e de rádio para equipamentos de navegação e militar . Como esses satélites são muito mais próximo do sol e não são protegidos pela atmosfera , eles são muito mais propensos a ser afetados pela radiação cobrado contida nos ventos solares. Isso pode destruir eletrônicos e circuitos, fazendo com que o satélite a funcionar mal. Este poderia ser um grande problema , especialmente para navegação de transporte , mas o número de cisalhamento de satélites que fornecem as informações significa que mesmo que um é destruído pouca diferença será feita para as comunicações sobre a superfície da Terra.
Efeitos viáveis
a aurora boreal (luzes do norte ) e aurora austral (luzes do sul ) visíveis nos pólos norte e sul , respectivamente , são causadas por ventos solares . Quando os ventos solares colidem com ionosfera da Terra, uma grande quantidade de energia é liberada na forma de luz , resultando na aurora . A intensidade das luzes varia dependendo da força dos ventos solares . As caudas dos cometas visíveis em também são causadas pela mesma reação com ventos solares.