Espectroscopia e curvas de reflectância permitiram aos astrônomos detectar quatro elementos primários na nebulosa Eskimo . A borda externa de filamentos consiste principalmente de nitrogênio . Estes filamentos são cerca de um ano-luz de comprimento, em média, e cerca de metade de um ano-luz de largura. Como desta escrita , a origem da borda externa lenta expansão de nitrogênio não é bem compreendida.
Hydrogen
A área interna de filamentos constituída principalmente por hidrogénio . Estes filamentos são ejetados do núcleo restante da estrela por um vento estelar de partículas carregadas. O nome da nebulosa deriva do fato de que essas nuvens de hidrogênio lembram superficialmente uma cabeça dentro de um grande " capa" feita de expansão do gás nitrogênio . O " cara " é o resultado de dois lóbulos elípticos que são de streaming de material em direções opostas.
Oxygen
O núcleo central da estrela consiste principalmente de oxigênio. Todo o material empurrado para fora por ventos estelares irradia a partir deste núcleo central. Este processo está em andamento há cerca de 10.000 anos antes que a borda externa composta por camadas de uma estrela como o sol .
Hélio
Espectroscopia também revela que o núcleo central contém um pouco de hélio . Este núcleo é visível a olho nu em noites claras , quando Gêmeos é acima do horizonte. O hélio e hidrogênio em estrelas moribundas são particularmente importantes para os cientistas porque eles formam nitrogênio e carbono , que são os blocos de construção da vida na Terra.