A zona de convecção se estende a mais de 125.000 quilômetros abaixo da superfície do Sol , onde a zona de radiação começa. Como tal, é a região mais externa do interior do sol. A superfície exterior da zona de convecção é chamada fotosfera ; esta é a parte do sol que emite luz visível.
Características Físicas
O plasma na zona de convecção consiste principalmente de hidrogênio superaquecido e gás hélio. A zona de convecção é aquecida pela zona de radiação por baixo. Temperaturas na parte inferior da zona de convecção chegar a mais de 3.600.000 graus Fahrenheit ; como plasma aquecido sobe para a superfície , a temperatura cai para pouco mais de 10 mil graus , e ele cai para trás em direção ao fundo . Este processo é chamado de convecção.
Movimento
O plasma dentro da zona de convecção é extremamente turbulento. Além da turbulência do próprio plasma , a zona de convecção também está a rodar , o que provoca um efeito de turbilhão no processo de convecção . Convecção também produz as "células" que cobrem a superfície do sol . Estes são bolhas convectivas que atingiram o topo da zona de convecção, e acabará por cair para trás para baixo à medida que esfriar.
Magnetic Fields
Os movimentos turbulentos de convecção, e a rotação das várias partes do sol , geram correntes eléctricas e campos magnéticos em toda a zona de convecção . Estes campos magnéticos agrupar juntos e fluir para a superfície do sol por meio de correntes de convecção . Quando esses feixes de campo magnético chegar à superfície , eles aparecem como manchas solares , que são as áreas escuras que são muito mais frio do que a área circundante.