de Mercúrio é 58,6467 dias . No entanto, no final desse período , o mercúrio é ainda no escuro . É preciso mais 117.2933 dias para o sol nascer . Isso faz com que noites e dias de Mercúrio duas vezes, enquanto o seu ano. Parte da razão para esse fenômeno incomum é que Mercúrio é o planeta mais próximo do sol , o que torna a sua órbita muito menor do que a de qualquer outro planeta. Outro fator é a sua órbita elíptica , que traz 20 por cento mais perto do Sol do que o habitual em certas épocas do ano . Isso faz com que esse aumento de velocidade orbital, que supera a sua velocidade de rotação e faz com que o sol parece se mover para trás por vários dias.
Vênus
Vênus gira para trás em respeito à maioria dos planetas. Seu período sideral é 243,02 dias , mas em vez de as constelações nascendo no leste e se põe no oeste , ocorre o oposto. Ao contrário de Mercúrio, que é o dia solar é mais curto do que o período sideral , com duração de apenas 116,75 dias terrestres . Isso faz com que o sol se levante duas vezes durante alguns períodos siderais sideral .
Terra
da Terra e períodos sinódicos são muito similares . Um dia, a terra é de 24 horas . Isto significa que se um lugar da Terra está voltado para o sol ao meio-dia na segunda-feira também será voltada para o sol ao meio-dia de terça-feira . No entanto, o tempo exato que leva para a Terra a girar sobre seu eixo é de 23 horas 56 minutos e 4,1 segundos. Assim, enquanto muitas pessoas descrevem um dia como uma rotação em torno do eixo da Terra , na verdade é um pouco mais longo do que o período de rotação.
Os planetas interiores
O sideral e sinódico períodos da maioria dos planetas interiores diferem apenas por minutos ou segundos . O período sideral de Marte é de 24 horas , 37 minutos e 22,66 segundo . Júpiter é o mais curto de todos os planetas em 9 horas, 55 minutos e 30 segundos, com Saturno logo atrás em 10 horas, 32 minutos e 35 segundos . Urano, como Vênus , tem uma rotação para trás , que dura 17 horas, 14 minutos e 24 segundos. Período sideral de Netuno é quase idêntico ao seu período sinódico , que ambas as últimas 16 horas e 6,6 minutos . Plutão, embora não é mais considerado um planeta , também gira sobre seu eixo, com um período sideral de 6 dias, 9 horas e 17,6 minutos .