explosões explosão solar emitem luz em diferentes comprimentos de onda . Embora estas explosões podem às vezes ser visto a olho nu , os seus comprimentos de onda mais poderosos vêm de raios-x e raios gama invisíveis . Para tirar uma foto desses fenômenos , os cientistas precisam equipamento de câmera especializada.
Cisão e fusão no sol
flares solares desencadear um ciclo de tanto fissão e fusão nuclear , o envio de algumas partículas subatômicas que viajam a uma velocidade próxima à da luz. Estas explosões podem cobrir uma área dentro da atmosfera solar equivalente a muitos planetas do tamanho da Terra . Eles são as explosões mais energéticas regulares em nosso sistema solar.
Estágios de Explosões solares
A primeira fase de uma explosão solar é chamado de estágio precursor , em que a energia magnética é liberada. A segunda etapa é chamada de fase impulsiva , quando prótons e elétrons são acelerados a mais de 1 megaelectronvolt . Nesta etapa , as ondas de rádio, raios-x e raios gama são emitidos . Na terceira etapa , os raios de decaimento na atmosfera do sol e são enviados para o espaço.
Efeitos das explosões solares na Terra
radiação de uma explosão solar pode atingir a Terra em menos de 8 minutos. Esta radiação provoca a atmosfera superior da Terra para se tornar carregado de energia negativo ou positivo , que pode interromper os sinais de rádio . Os satélites também podem ser afetados por esses fenômenos , e possivelmente até mesmo danificados pelos altos níveis de radiação . Essas erupções muitas vezes melhorar os chamados Norte e Sul luzes por injeção de partículas altamente carregadas para as áreas ao redor dos pólos magnéticos do planeta.