Um eclipse lunar ocorre quando o Sol , a Terra ea linha da lua , nessa ordem . A lua é sempre apenas iluminado por refletir a luz do sol de volta para os observadores na Terra. Algumas vezes por ano , quando a órbita da lua traz -lo diretamente por trás da Terra, que a luz é bloqueada de uma forma ou outra , a lua parece desaparecer da noite para tanto quanto várias horas.
penumbral do eclipse lunar
que a lua cheia , na verdade, desaparece no é a sombra da Terra , formalmente conhecido pelo seu nome latino , " umbra ". Porque o sol é maior do que a Terra , a umbra tem a forma de um cone , apontando para o espaço . Há um outro cone vai para o outro lado , uma sombra parcial chamado de " penumbra ". Quando a lua passa por essa sombra mais suave, ele sofre o que é conhecido como um eclipse penumbral , mas é difícil ver e raramente observou que não seja por astrônomos . Cerca de um terço dos eclipses se enquadram nesta categoria .
Parcial do eclipse lunar
Um pouco menos de um terço do tempo, embora a maior parte do disco de lua cheia pode passar através da penumbra , parte dela passa visivelmente em umbra da Terra. Se até mesmo um pouco de borda do disco fica totalmente escondido, ele é considerado um eclipse parcial . Por exemplo, o eclipse lunar de 2009, na véspera de Ano Novo, tem apenas uma pequena borda na umbra , mas que se prolongou por uma hora inteira . A seguir eclipse, em junho de 2010 , também foi parcial, mas mais da metade da lua foi obscurecida , eo eclipse durou quase três horas .
Total Eclipse Lunar
Em dezembro de 2010 , o eclipse lunar foi um total que durou quase cinco horas. O tempo na umbra foi apenas uma hora e um quarto desse total. Durante um eclipse total , o disco da lua cheia é geralmente ainda identificável , mesmo a olho nu . Alguns dos raios do sol são dobrados em torno pela atmosfera da Terra , e quanto mais a poeira que existe na atmosfera , naquela noite, a mais vermelha a lua vai olhar.