Quando uma partícula é acelerada para alguma velocidade , o ritmo dessa partícula é definida utilizando a fórmula , P = MV , onde P é o impulso, M é a massa e V é a velocidade . A partir da equação , um fotão pode -se dizer que uma massa , enquanto que se encontra em movimento . Uma vez que um fotão está sempre em movimento , não pode ser considerado como tendo uma massa em repouso , ou massa de velocidade zero . A conclusão pela maioria dos cientistas modernos é assim que um fóton não tem massa de repouso .
Bending Star Light
astrofísicos observaram o comportamento da luz que passa perto de uma estrela com um forte campo gravitacional . Se sim, alguma pergunta por que isso acontece se a luz não tem massa . Uma explicação tentou explicar esse fenômeno , afirmando que as estrelas distorcer o espaço ao seu redor , assim , afetando o comportamento da luz neste espaço curvo. Este fenômeno é chamado de o continuum espaço-tempo.
Zero Resto Mass
Uma vez que é praticamente impossível a criação de um experimento para determinar a massa de repouso nula de um fóton , experimentos sobre o limite da massa de repouso de fótons foram obtidos que mostram que a massa de repouso do fóton é muito próximo de zero. Experimentos mais aprimorados continuar a empurrar esse limite ainda menor , assim , apoiando o conceito de que um fóton de fato tem uma massa de repouso zero.
Pressão de radiação
Quando um fóton atinge uma superfície , que é reflectida ou absorvida , por conseguinte, o conceito da pressão de radiação . Esta pressão exercida sobre uma superfície é o momento da partícula fóton. Como a energia eo momentum estão relacionados, toda a energia irradiada geralmente cai em qualquer lugar entre o valor mínimo teórico eo valor máximo teórico dos fótons . Assim , a pressão de radiação não prova que um fóton tem massa , mas sim que é a energia transferida.