O nome Cetus significa " baleia ", em latim , mas a origem do termo é mais antiga do que Roma . Os antigos gregos tomaram um nome de sua mitologia para a constelação maciça. Perseus descoberto Andromeda , filha de Cepheus e Cassiopeia , acorrentado a uma rocha como um sacrifício a um monstro marinho . Andromeda era pagar o preço para ostentação de sua mãe, mas Perseu salvou a mulher antes que o monstro poderia devorá-la. Esse monstro era Cetus . Esse nome perdura tanto como uma constelação e como o nome da ordem de mamíferos marinhos : . Cetáceos
conexões mitológicas
posição relativa de uma constelação conta uma história juntamente com a sua forma geral . O monstro do mar Cetus partes do céu com Cepheus , o rei , e Cassiopeia , a rainha sentada. Astrônomos antigos também colocado Perseu, o herói , e Andrômeda , a donzela, no céu. Ao narrar o conto sobre ostentação da rainha, de resgate do herói eo monstro do mar temível, um contador de histórias poderia apontar para o céu como ilustrações. Perseus fica ao lado de Andromeda e entre essa constelação Cetus e , sempre colocando-se entre uma donzela e um monstro.
" O Mar "
antigo e moderno astrônomos chamam a parte do céu que Cetus ocupa " o mar" , porque muitos dos constelações lá tem um tema aquático. A constelação enorme compartilha sua área do céu noturno com Peixes , o Peixe ; Eridanus , o rio ; Delphinus , o Golfinho ; e Aquarius, o portador da água . Vizinhos Capricórnio também tem uma conexão aguado ; ele representa a cabra água . A quarta maior constelação, Cetus se estende através de uma seção de 1.200 metros quadrados de grau do céu e as fronteiras a maioria das outras constelações "Sea " .
A baleia
A versão moderna de Cetus se assemelha a uma baleia e não um monstro marinho em mapas estelares e ilustrações. A mudança aconteceu gradualmente : Como o mito original do Perseus e Andromeda perdeu sua moeda, marinheiros e baleeiros dos séculos mais tarde viu a imensa constelação de " o Mar ", como uma baleia mais familiar. Apesar estrelas mudam pouco ao longo de gerações sucessivas de astrônomos , a interpretação das constelações muda para refletir o que certas culturas encontrar mais relevante. Para civilizações que tinha circum os oceanos do mundo , uma baleia pode ter parecido um presságio mais adequado do que um monstro do mar .