Albireo é uma estrela dupla na galáxia Cygnus , um grupo de estrelas chamado para o cisne em que o deus grego Zeus voltou-se para , a fim de seduzir a esposa do rei de Esparta . Albireo está na cabeça desse cisne. A olho nu , Albireo é indeterminável como uma estrela dupla , mas sob a ampliação de um pequeno telescópio , a dualidade estelar se torna claro. Existe ainda um contraste de cor acentuada entre os dois órgãos , com um brilhante de luz branca e outra amarela brilhando uma afiada .
Gamma
Locarted na galáxia de Andrômeda , a galáxia mais próxima de nós do lado de fora a nossa própria Via Láctea, Gamma Andromadae é uma estrela dupla composta por uma enorme estrela primária e sua parceira muito menor. O nome árabe para Gamma Andromedae é Almaak ; uma referência a um tipo de gato selvagem encontrado no Oriente Médio . Quando visto através de um pequeno telescópio , a disparidade de tamanho entre as duas estrelas se claro , assim como a cor amarela dourada da estrela maior , contrastando com o azul profundo do seu parceiro.
Epsilon Lyrae
Epsilon Lyrae é um conjunto fascinante de estrelas . Uma das estrelas mais brilhantes da galáxia Lyre , Epsilon é na verdade um par de pares . Os dois componentes do Epsilon foram nomeados individualmente Epsilon1 e épsilon2 e - apesar de ser cerca de 1,6 anos -luz de distância - estão fisicamente conectados , o que significa que orbitam em conjunto. O sorteio individuais também são fisicamente conectados e orbitam um ao outro como eles fazem seu caminho ao redor da galáxia . As estrelas Epsilon1 demorar cerca de 12 mil anos para completar uma órbita em torno uns dos outros, enquanto épsilon2 leva 585.
Alcor
No meio da constelação de Ursa Maior é o estrela brilhante, Mizar . Esta é uma estrela dupla visível a olho nu. Perto está o muito menor estrela, Alcor , que brilha laranja no céu à noite . Apesar de ser muito longe uma da outra , e Miz Alcor formar um par óptico quando vistas a olho nu e requerem um pequeno telescópio para diferenciar entre os dois . Um par óptico é o que ocorre quando duas estrelas de cair na mesma linha de visão quando vistos da Terra. Isso cria uma espécie de efeito eclipse , tornando uma estrela unviewable .