estrelas de medição , tais como Polaris , Eta Aquilae e Delta Cephei permite aos astrônomos calcular as distâncias de galáxias distantes. Variáveis Cefeidas são supergigantes com períodos curtos, geralmente tão curtos como um dia para alguns longos meses , durante o qual eles podem iluminar por até duas magnitudes.
Mira Variáveis
pulsante mais irregular do que as variáveis Cefeidas são variáveis Mira , nomeado para Mira , na constelação de Cetus . As gigantes vermelhas pulsam por um longo período de tempo. Para ambos os tipos de estrelas , o mecanismo de variação é fundamentalmente o mesmo : Uma camada de gás ionizado comprimida pela força da gravidade para dentro torna-se mais opaca , uma vez que comprime , reduzindo o brilho da estrela e causando uma acumulação de calor . O calor aumenta a pressão interna da estrela , causando a sua expansão até que a camada de gás é de novo transparente e uma maior quantidade de luz pode escapar , o que aumenta o brilho aparente para um observador do lado de fora .
Sistemas binários
Diferentemente da Cepheid e Mira " intrínsecas" estrelas variáveis são estrelas binárias com variáveis extrínsecas . As próprias estrelas não mudam, mas seu brilho como se observa de longe faz. Em um sistema binário , duas estrelas estão bloqueados em rotação em torno de cada uma outra ; à medida que eclipsar o outro, o brilho de todo o sistema parece mudar com um período igual ao tempo que leva para as estrelas para fazer uma revolução completa.
estrelas moribundas
Crescer mais frio e maior, como estrelas fazer à medida que envelhecem , provoca uma mudança no brilho e cor , visto da Terra . Este processo é mais um passo de um caminho. Talvez a estrela variável mais dramático é a supernova, uma estrela tão grande que , quando a gravidade finalmente supera -lo, ele se contrai violentamente , produzindo um pulso recuperando de energia que rasga a estrela distante, causando o seu brilho para aumentar a dezenas de milhões de vezes.