Todos esses telescópios usar o design Schmidt /Cassegrain . Uma lente com um lado liso e um lado curvo na abertura ( abertura ) do C5 admite luz. A luz da abertura atinge um espelho primário na base do escopo, depois volta a um espelho secundário perto da abertura e , em seguida, retorna para a volta , chegando finalmente a ocular do observador. Grande vantagem do projeto é que ele encurta o comprimento do tubo refletor convencional.
C5 e C5 +
Uma versão atualizada de um modelo mais antigo C5 , C5 esta entrou no mercado em Dezembro de 1992. considera-se uma boa opção para ver eclipses e ver o céu profundo . Os botões de focalização são muito suaves para este tipo de telescópio. Embora tenha apenas um braço para apoiá-lo , é bastante estável por causa da leveza do tubo óptico . A montagem de uma única câmera para astrofotografia não apresenta problemas ; no entanto, a instalação de duas câmeras provoca instabilidade.
G5
Facilidade de uso caracteriza o G5. É leve e compacto o suficiente para ser levado em uma viagem, e os usuários podem armazená-lo sem ter que desmontá-lo . A montagem equatorial que vem com o G5 permite que ele gire em torno do equador celeste e para cima e para baixo em relação à estrela polar . O G5 é bem adequada para olhar os planetas , a Lua , galáxias e outros objetos distantes.
NexStar 5/5i
O NexStar 5 e 5i (abreviado N5 e N5i ) também são leves . Além disso, esses modelos possuem monitoramento computadorizado. Os usuários podem escolher objetos celestes a partir de um menu ; em seguida, acionamento do motor do telescópio se move para as coordenadas precisas. O computador tem uma opção de " céu tour", que permite aos observadores para " navegar " pelo céu por categorias. Alguns 18.000 objetos estão na memória, que também exibe informações astronômicas . Somando-se a conveniência é um controle remoto de mão.