Embora seja o maior planeta do nosso sistema solar, Júpiter gira a cada 9,9 horas. Essa velocidade é a quantidade média de tempo que leva para todo o planeta ; por causa de sua composição gasosa , a superfície de Júpiter nos pólos leva 5 minutos a mais para rodar do que a superfície no equador. Os gases causar velocidades de rotação diferentes , dependendo de qual área do planeta que você está seguindo. Os astrônomos medem a velocidade de 10 graus ao norte e ao sul do equador .
Composição
Júpiter é feito inteiramente de gases hidrogênio e hélio , tornando extremamente difícil medir a rotação . No entanto , os astrônomos têm desenvolvido maneiras de medir com precisão a velocidade em que os sistemas de tempestade voltar à vista. A rotação de outros planetas é muito mais fácil determinar porque os astrônomos podem usar um ponto específico do planeta como uma referência para quanto tempo leva esse ponto para um círculo completo e chegar ao mesmo ponto do espaço.
equador
por causa da velocidade de rotação elevada, equador de Júpiter protrai para fora e faz com que o planeta para aparecer como uma bola achatada . O raio polar de Júpiter equivale a 41.508 milhas , enquanto o raio equatorial é 44.428 milhas , para uma variação de 2.920 milhas . A circunferência do equador de Júpiter é 11 vezes maior que a da Terra .
Júpiter
Júpiter é de dois planetas de distância da Terra eo quinto planeta a partir do sol. Mais de 1.000 Terras caberiam dentro de Júpiter se fosse oco. O planeta tem 62 satélites e um sistema de anel fraco que foi descoberto em 1979. Pressão perto do centro de Júpiter é tão forte que os átomos se separam , liberando os elétrons para criar protões. Nesta fase , o hidrogênio no planeta torna-se metálico.