Embora parece que a partir de nossa perspectiva , o sol não é uma superfície brilhante impecável --- sua cor e calor está quebrado, em intervalos de , pelo fenômeno da mancha solar. As manchas solares são regiões mais frias do sol, embora eles ainda estão muitos milhares de graus; sua cor mais escura realmente só aparece em contraste com as áreas circundantes. Eles são causados por atividade magnética ; quando esse magnetismo retarda convenção dentro de uma estrela , menos calor é trazido para a superfície e que pequena área ( que muitas vezes é ainda maior do que a Terra) é processado um pouco mais frias .
O Ciclo Solar
o número de manchas visíveis na superfície do sol não é constante , nem é completamente aleatória . Os números variam ao longo de um período de entre nove e 14 anos , geralmente em média cerca de 11. At " máximo solar", o maior número de manchas solares pode ser observado, com centenas de manchas visíveis. No " mínimo solar", o ponto mais baixo do ciclo, as manchas solares podem desaparecer completamente durante dias de cada vez. Ciclos também variam em intensidade --- o número de manchas solares no máximo solar durante um ciclo ainda pode ser muito menor do que o número de manchas solares no máximo solar durante outro ciclo.
Mancha solar Efeitos
contraintuitivamente , quando mais manchas solares são visíveis o sol é realmente brilhante --- a área em torno de um ponto é tão brilhante que supera o centro mais frio do que local. As manchas solares , como atividade magnética , também estão associados com outra atividade solar. As labaredas solares , por exemplo, surgem em torno de manchas solares , jorrando quantidades intensas de energia para o exterior , na forma de gases ionizados e radiação que se espalha em toda a totalidade do espectro eletromagnético . Ejeções de massa coronal são um grande fenômeno muito , com o sol lançando dezenas de milhões de toneladas de matéria para o espaço.
Manchas solares e da Terra
Alguns efeitos de manchas solares são sem controvérsia : explosões solares , por exemplo, são mais comuns quando há grandes quantidades de manchas solares , além de gerar grandes quantidades de radiação que causam riscos para os astronautas , brilhante auroras e interrupção de satélites e equipamentos elétricos. Mais controversa , o fato de que o sol se torna mais frio , quando há menos manchas solares pode levar a temperaturas mais frias da Terra : o " Mínimo de Maunder ", um período de tempo entre 1645 e 1715 com atividade muito baixa de manchas solares , correlaciona-se com a parte mais fria do " pequena Idade do Gelo ", uma vez na história recente da Terra marcada por verões frios e invernos rigorosos .