planetas terrestres são corpos celestes sólidos que são principalmente compostas de silicatos e /ou metais. Estes incluem os planetas interiores do nosso sistema solar : Mercúrio, Vênus, Terra e Marte . Todos eles têm um núcleo de metal e estão rodeados por silicatos . Os astrônomos têm teorizado que planetas terrestres feitos de outros materiais , como carbono , podem existir em outros lugares do universo. Eles prevêem que estes planetas será maior do que a Terra e pode ter mais de cinco vezes a massa do nosso planeta. Os cientistas acreditam que os planetas à base de carbono seria cerca de 12.000 quilômetros de diâmetro .
Gas Giants
Os planetas gigantes gasosos mais conhecidos são aqueles em nosso próprio sistema solar. Júpiter é o maior deles ; é 1.000 vezes maior que a Terra . Saturno , Urano e Netuno também são gigantes gasosos . Outros gigantes gasosos foram descobertos fora do nosso sistema solar ; eles são feitos de elementos mais leves : hidrogénio e hélio . Gigantes gasosos exercem forças gravitacionais intensas sobre o espaço que os rodeia . Apresentam atividade atmosférica turbulento e são muito maiores do que outros tipos de planetas. Planetas que são feitos de hidrogênio puro poderia ser de 35.000 a 40.000 quilômetros em diâmetro.
Planetóides
Planetoids são grandes objetos celestes , sólidos. Eles são maiores do que os asteróides , mas menor do que os planetas terrestres. Planetoids existir em uma área ao redor do sistema solar chamado Cinturão de Kuiper . Os astrónomos têm observado muitos objetos de tamanho planetóide nesta região do sistema solar. Eles acreditam que estes são restos de materiais que originalmente formaram nosso sistema solar.
Planetas Anões
planetas anões são pequenos corpos celestes que orbitam em ou perto do Cinturão de Kuiper . Em julho de 2011 , os cientistas descobriram 10 planetas anões além de reclassificar o nosso nono planeta , Plutão, como um planeta anão. Planetas anões são diferentes do que os asteróides e planetóides em que eles são mais desenvolvidos . No entanto, falta-lhes a forte atração gravitacional dos planetas regulares. Eris e Ceres são dois outros planetas anões fora do nosso sistema solar.