colapso gravitacional é pensado para ser o fator precipitante no início da nebulosa pré- solar, em que nuvens moleculares começam coalescência devido à força fraca da gravidade. Grande parte desse material era elementos mais leves , como hidrogênio e hélio complementado por uma pequena proporção de elementos mais pesados , como ouro e chumbo.
Formação de Estrelas
Como estes nebular discos caiu em si mesmos, eles começaram a girar cada vez mais rápido , acelerando colisões moleculares e criando calor dessa agitação. As sementes de estrelas começaram a se formar e se sustentar com reações nucleares físseis , até que as matérias-primas de elementos foram esgotados ou ficou estável.
Formação dos planetas
Uma vez que estrelas se formaram e se tornou suficientemente pesada e grande , eles se tornaram poderosos pias gravitacionais , atraindo elementos mais pesados e mais pesados na forma de pó indiferenciado . Estes elementos começam a accrete de uma forma diferente do material que compõe corpos solares , tornando-se cometas, asteróides , meteoritos e, finalmente , os planetas . A força centrífuga , eventualmente, asteróides distintos e similares de planetas girando planetas em massas esféricas.
Formação de
Moons
Anteriormente, pensava-se que luas foram passando asteróide como objetos que foram capturados nas órbitas dos planetas , mas agora há alguma evidência de que muitas luas e os anéis foram criados por colisões com os jovens corpos planetários , formando em conjunto com eles. Técnicas de datação avançadas para a lua da Terra mostra que é quase tão antiga quanto a própria terra.