Um mapa de estrelas mostra as constelações visíveis durante uma certa época do ano , ao olhar em um determinado sentido . Muitos mapas de estrelas também mostram o brilho relativo de estrelas dentro de constelações, que podem ser úteis para os novatos que tentam localizar formações . Além disso, mapas de estrelas só são precisas durante algumas horas , já que as estrelas se movem ao longo da noite.
Norte e Sul
gráficos diferentes estrelas são necessárias para o hemisférios norte e sul , já que eles possuem visões diferentes das estrelas. Algumas constelações só são visíveis do hemisfério sul , enquanto alguns só são visíveis a partir do norte. Essas constelações são conhecidos como constelações circumpolares . As constelações circumpolares do sul são Carina, Centaurus e Cruzeiro do Sul, enquanto as constelações circumpolares do norte são Casseopia , Cepheus , Draco, Ursa maior e Ursa menor.
Planispheres
Planispheres são um tipo de especialidade do mapa de estrelas , onde dois discos sentar em cima uns dos outros . Estes discos podem ser rodados de acordo com a época e hora do dia , dando uma imagem fiel do céu em qualquer condição. Muitos planisférios incluem vários discos ou discos de dupla face para as diferentes estações do ano e os hemisférios.
Magnitude
Todos os tipos de mapas estelares podem ser subdivididas ou como quinto ou sexto magnitude . Quinta - magnitude mapas estelares visor apenas as estrelas mais brilhantes , isolando as constelações e tornando o gráfico mais fácil de usar para iniciantes. Além das estrelas brilhantes , mapas estelares de sexta magnitude mostrar estrelas dimmer e alguns objetos no espaço profundo . Esses itens são normalmente mais difíceis de encontrar (especialmente com a olho nu) e envolvem objetos celestes menos conhecidos.