Um cometa é composto de três partes: o núcleo , coma e cauda . Cometas se escondem nas regiões exteriores escuros do espaço e são invisíveis até se aproximar do sol. Toda vez que um cometa faz um passe pelo sol, parte do gelo congelado e matéria orgânica no núcleo evapora sob os efeitos da radiação solar e do vento solar, causando uma aurora brilhante para aparecer como o coma ea cauda . Com repetidas fly- bys em torno do Sol , o cometa inevitavelmente diminui de tamanho até que ele se desintegra totalmente .
O Núcleo
A composição química do núcleo de um cometa é principalmente de gelo , que inclui a água gelada e o dióxido de carbono de gelo . Cometas também transportar compostos orgânicos, tais como o formaldeído , amónia , cianeto de hidrogénio , sulfureto de hidrogénio e metanol , assim como silicatos , pó e rochas . Embora astrônomos geralmente se referem a um cometa como uma bola de neve suja, uma descrição mais precisa do núcleo de um cometa é uma bola de gelo sujo .
O tamanho varia de algumas centenas de metros a 25 milhas ou possivelmente mais de diâmetro. O cometa Hale -Bopp , o cometa que atravessou o céu em 1997, havia um núcleo estimada em 24,8 milhas de diâmetro.
O Coma
Como o cometa se aproxima do sol, um envelope nebuloso chamado as formas de coma em torno de seu núcleo e um pouco de sua matéria sublima quando se aquece , dando -lhe uma aparência difusa. O coma é composto de gelo e poeira , com água que compõem 90 por cento dos compostos voláteis que evaporam durante a sua passagem ao redor do sol.
A cauda
caudas Comet formar a partir do gás e poeira emitida pelo núcleo que se aproxima do sol. Existem dois tipos de caudas de cometas ; tanto na forma de gás e poeira girando fora do núcleo. Caudas de poeira formam a partir de partículas de poeira soprando fora do núcleo. Eles podem ser de centenas de quilômetros de comprimento , ea poeira dispersa resultante da passagem do cometa aparece na atmosfera da Terra como chuvas de meteoros sempre que este planeta passa através dos restos de uma das suas caudas . Caudas
plasma podem formar de gases sublimando a partir do núcleo e ionizante pelo vento solar, uma corrente de partículas carregadas em chamas longe do sol a uma velocidade de centenas de quilômetros por segundo. Partículas de gás evaporando a partir do núcleo do cometa se tornar ionizado ou carregado e brilhar com uma cauda de íons dramática. Os íons com as vidas mais longas são íons de monóxido de carbono , que emitem uma cor azul.