As distâncias dentro do sistema solar são geralmente medidos em unidades astronômicas ( UA ), que é a distância média entre a Terra eo sol. Desde a órbita da Terra é elíptica , a distância do Sol varia. Uma UA é de cerca de 92957130 milhas . Leva oito minutos para a luz viajar do Sol à Terra. Em comparação, que leva luz dois segundos para viajar para a lua.
Inner Sistema Solar
Se o Sol fosse uma bola de boliche , a Terra seria um grão de pimenta . Mercúrio, o primeiro planeta a partir do Sol, seria uma cabeça de alfinete , em 10 passos de distância do sol. Vênus, que é o segundo planeta a partir do Sol, seria uma pimenta também. Seria 19 passos da bola de boliche sol. Terra é mais 7 passos. Marte é outro cabeça de alfinete , mais 14 passos de distância. Na verdade, é uma média de 1,5 UA do sol.
Outer Sistema Solar
Depois Mars vêm os planetas gigantes de gás. From Mars , que é de 95 passos até Júpiter no modelo de escala , onde o Sol é uma bola de boliche. É o tamanho de uma castanha . Saturno é um pouco maior , e 112 passos mais longe . Urano é ainda 249 passos mais longe , Netuno mais 281 passos, ea nuvem de Oort começa em algum lugar dentro da órbita de Plutão , mais 242 passos. Júpiter é 5 UA do Sol , Saturno 10 UA, Urano 19 , 30 e Netuno .
Nuvem de Oort
A Nuvem de Oort rodeia o sistema solar com cometas e objetos como Plutão (que já não é classificado como um planeta ) . Encontra-se entre 5.000 e 100.000 unidades astronômicas de distância do sol. A Nuvem de Oort é ainda mais escassamente povoado com corpos celestes do que o Sistema Solar.
Variações orbitais
As distâncias entre os planetas eo Sol não são fixos. Todos os planetas se movem em órbitas elípticas . Uma vez que também se movem a diferentes velocidades em suas órbitas , isto significa que um planeta pode estar mais afastado do Sol , ao mesmo tempo em que está no outro lado do mesmo , visto a partir da Terra . Quando dois planetas estão perto em suas órbitas , e as órbitas estão perto do Sol, lançamentos de naves espaciais para esses planetas são econômicos , em relação ao caso, quando eles estão longe um do outro. Isto é o que os astrônomos chamam de janela de lançamento .