O plano da eclíptica deriva seu nome de sua relação com os eclipses da lua e do sol. Qualquer objeto que passa do plano da eclíptica entre o sol ea terra irá bloquear o caminho da luz para a Terra. Qualquer objeto que passa do plano da eclíptica , do outro lado da terra será temporariamente na sombra da Terra. Um eclipse ocorre quando a órbita da lua cruza o plano da eclíptica ( sua órbita é de cerca de 5 graus intitulado da eclíptica ) . Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa do plano da eclíptica na frente da terra, lançando uma sombra sobre uma porção circular da superfície da terra. Um eclipse lunar ocorre quando a lua passa por trás da Terra , caindo em sua sombra temporariamente.
O Four Seasons
O plano da eclíptica também está relacionado com as mudanças sazonais da terra. Eixo de rotação da Terra é inclinado 23,5 graus de perpendicular ao plano da eclíptica , o que significa um hemisfério está sempre inclinado mais perto do sol e um hemisfério está inclinado sempre mais longe. O hemisfério que é inclinado mais perto do Sol recebe mais raios diretos do sol, e, portanto, experimenta temperaturas mais quentes : a temporada de verão . O hemisfério que é inclinado mais longe do Sol recebe menos raios diretos e temperaturas mais baixas : a temporada de inverno . Se o eixo de rotação eram paralela ou perpendicular ao plano da eclíptica , a Terra não teria experiência temporadas.
Os signos do Zodíaco
Os 12 signos dos signos são derivadas as constelações que são encontrados no plano elíptico . À medida que a Terra orbita o Sol , a posição do sol no céu noturno em relação às estrelas muda . Os 12 signos do zodíaco correspondem aos principais constelações ou "casas" que o sol passa por cada mês do ano . Por exemplo, o mês de março corresponde ao símbolo de Peixes , porque o sol foi encontrado na casa de Peixes em março, quando o zodíaco foi desenvolvido .
Os planetas do Sistema Solar
uma característica interessante do nosso sistema solar é que, embora ele habita um vazio tridimensional do espaço , na verdade é quase plana : todas as órbitas dos planetas fazer um ângulo não superior a 7 graus com o plano da eclíptica . A órbita de Plutão , no entanto, faz um ângulo de 17 graus com o plano da eclíptica , uma das muitas características que o separam dos outros oito planetas , o que levou à sua recente rebaixamento do estado planetário ao de um "planeta anão ".