Em 1755 , o alemão Immanuel Kant acadêmico promoveu uma idéia pelo cientista sueco Emanuel Swedenborg , que argumentou que a gravidade faz com que as nebulosas - nuvens gasosas - a girar até que eles entram em colapso e achatar . A gravidade também provoca restos de nebulosas colapso de chicote em estrelas e planetas. Nesse mesmo século , o astrônomo matemático francês Pierre -Simon de Laplace propôs uma hipótese similar que a contratação eo arrefecimento nebular nuvem achata e arremessa detritos que o colapso em planetas. Estas idéias se tornou mainstream entre os cientistas na década de 1970 , quando o astrônomo soviético Victor Safronov surgiu com o modelo de disco Solar Nebular , ou teoria nebular moderna.
A Teoria explicou
de acordo com a teoria nebular , os sistemas solares se formam quando gigante colapso nuvens moleculares . As nuvens girar lentamente no início , mas as pressões de gravidade los até que eles se contrair. Como girar patinadores no gelo puxando em seus membros para aumentar seu momento angular , a contração faz com que o material a girar mais rápido . Isso forma uma estrela. Outros detritos - principalmente gás e poeira - que rodeia a estrela passa por um processo semelhante , tornando-se planetas. Eventualmente , o centro da estrela aquece até que explode gases longe dele. Só planetas e detritos pesados permanecem; os materiais à deriva , por vezes, tornam-se luas quando capturados pela gravidade de um planeta.
Consequências para os Planetas
além de explicar por que o sistema solar é organizado como luas orbitando planetas orbitando um sol , a teoria nebular também explica a composição dos planetas . Planetas jupiterianos distantes têm grandes núcleos de gelo que arrancavam hidrogênio e hélio para formar atmosferas espessas e gasosos . Enquanto isso , os planetas mais próximos do Sol nunca poderia prender esses gases , graças ao calor do sol . Em vez disso, eles são feitos de rocha e metal - daí o seu nome, planetas terrestres . Gravidade mais forte perto do sol também significa mais colisões , que nos primeiros dias do sistema solar impediram esses planetas de crescer tão grande quanto os planetas exteriores .
Peneirar as evidências
Evidência em nosso sistema solar favorece a teoria nebular . Por exemplo , os planetas em órbita em aproximadamente o mesmo plano em torno do sol - como uma panqueca achatada pelo colapso da nuvem nebular - e na mesma direção . As diferenças na composição cósmica dos planetas terrestres e jovianos também suporta a teoria nebular .