Como um asteróide entra na atmosfera , a gravidade da Terra faz com que a velocidade do objeto a aumentar, enquanto as moléculas de ar no céu ao mesmo tempo diminuir o objeto para baixo , provocando uma fricção que resulta em aumento de calor , bem como uma grande quantidade de energia a ser solta a partir do objecto . Esse aumento da liberação de calor e energia faz com que o asteróide para queimar , derreter e evaporar na atmosfera.
Tamanho
tamanho de um asteróide determina a sua sobrevivência na atmosfera. Por exemplo , grande parte do material que entra na atmosfera são micrometeoritos poeira -like, mas esses objetos realmente não queimar , mas lentamente flutuar para baixo para o chão. Objetos menores do que cerca de 2 centímetros vaporizar na atmosfera, mas objetos maiores que 2 cm tendem a queimar apenas um pouco para cima, o que resulta em objetos que sobrevivem fazendo impacto com o solo. Se um objeto é grande o suficiente , a fricção atmosférica resultante da entrada na atmosfera não terá um efeito sobre a velocidade do objeto.
Queimando
Como o objecto queima na atmosfera , o calor ioniza o gás na atmosfera , criando uma luz brilhante , visível maior do que o próprio objecto que se move através do céu , juntamente com ele . Como resultado, um dos nomes comuns de objetos em chamas no céu é " estrela cadente " ou " bola de fogo " se a luz é particularmente brilhante.
Após a queima
ocasionalmente, uma rocha vai sobreviver ao processo de entrar na atmosfera da Terra , se sua velocidade é baixa o suficiente e seu tamanho grande o suficiente. A atmosfera vai retardá-lo a um certo ponto , uma vez que esfria eo objeto , muitas vezes chamado de meteorito , os impactos da Terra. Esta reunião de meteorito e terreno cria uma cratera chamada uma cratera de impacto . No entanto, dependendo de onde ele cair , pode também causar danos materiais ou até mesmo lesões corporais. Isto é especialmente verdadeiro de objetos maiores do que 1 km, que, ao impactar o planeta, podem causar grandes danos .