durante um eclipse lunar , a Terra fica entre a lua eo sol , lançando sua sombra sobre a superfície da lua . Essa sombra tem duas partes , em forma de dois cones concêntricos. O cone exterior é conhecida como a " penumbra ", e apenas alguns a luz do sol é bloqueada quando a lua passa por esta área de sombra da Terra . Quando o cone interno , o que é chamado de " sombra umbral ", cai sobre a lua , nada a luz do sol atinge a superfície da lua.
Penumbral Eclipses
Durante um eclipse penumbral , a Lua passa pela sombra penumbral da Terra. Este tipo de eclipse tem uma aparência que é muito mais fraca do que a de um eclipse parcial ou total . Isso ocorre porque a sombra penumbral só bloqueia uma parcela dos raios do sol. Quando a Lua passa pela zona de penumbra , luz suficiente ainda pode alcançar a superfície da lua que os observadores na Terra pode não ser capaz de detectar qualquer diferença na aparência da Lua, ou só vai notar um escurecimento sutil do luar.
parciais eclipses
eclipses parciais ocorrem quando uma parte da superfície da lua é obscurecida pela sombra umbral da Terra. Porque a Terra é uma esfera, e, portanto, lança uma sombra circular , a sombra umbral forma um semi- círculo escurecido na superfície da Lua durante um eclipse lunar parcial. Ao contrário de eclipses de penumbra , os observadores podem facilmente ver eclipses parciais, com a olho nu. O contraste entre as partes claras e escuras da superfície da lua tornar a área sombreada aparecer muito mais escura do que a área mais clara , embora também seja parcialmente obscurecida pela sombra penumbral .
Eclipses totais
eclipses totais passam por fases do eclipse penumbral e parcial , mas diferem de outros tipos de eclipse em que a lua finalmente se move inteiramente na sombra umbral da Terra. Quando a superfície da Lua é totalmente obscurecida pela penumbra da Terra , a lua pode brilhar com o vermelho brilhante, laranja ou marrom claro escuro. Embora blocos de sombra luz direta do sol da Terra de alcançar a lua durante esta fase do eclipse , a luz ainda é filtrada e refratada pela atmosfera terrestre na zona de sombra , dando ao eclipse sua coloração dramática. Esta fase de um eclipse total pode durar mais de uma hora antes da lua começa a se mover para fora da sombra umbral .