Em geral, quanto mais fraca a força gravitacional de um planeta, o mais fino da atmosfera será. Um planeta com gravidade fraca tendem a ter menos massa e permitir que mais atmosfera de escapar para o espaço. Assim, a densidade ou espessura da atmosfera depende da força ou a fraqueza da gravidade. Por exemplo, a gravidade de Júpiter é 318 vezes maior do que a Terra e, portanto, a atmosfera de Júpiter é muito mais espessa do que a da Terra. A gravidade fica mais fraca quanto mais distante é de um planeta , então a atmosfera será mais grosso perto da superfície.
Atmosfera e Temperatura
temperatura desempenha um papel fundamental na determinação a espessura de uma atmosfera . Temperaturas quentes , muitas vezes, causar uma atmosfera mais fina como as moléculas de ar quente irá se mover mais rápido e alcançar uma velocidade de escape para o espaço. Na Terra , as temperaturas diminuem com a elevação dentro da troposfera, o nível mais baixo da atmosfera, como as moléculas mais quentes estão escapando para a atmosfera superior. As temperaturas , no entanto, se estabilizar em níveis atmosféricos superiores, como na estratosfera .
Densidade atmosférica
Setenta e cinco por cento da massa da atmosfera da Terra é na troposfera e, assim, a troposfera é referido como " espessura ", enquanto que as camadas mais altas são chamadas " finos ". atmosferas são designados como espessa ou fina dependendo massa planetária , a densidade do gás e do tipo de gases que estão presentes , e não apenas o profundidade total da atmosfera . Quanto mais densa os gases são, mais "grosso" a atmosfera.
grossas Atmosferas
O tipo de gases presentes são tão críticos para a densidade como a elevação ea gravidade , e todos estão interligados. Certos gases atmosféricos criará ambientes de espessura. Por exemplo, ambientes com hidrogênio abundante tendem a ser mais espessa como gases irá combinar com o hidrogênio de maior massa . Alguns planetas , tais como Vênus , têm atmosferas muito grossas , em grande parte composta de dióxido de carbono e não pode suportar a vida. Os planetas exteriores , como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno também têm atmosferas muito grossas , mas eles consistem de gases como hidrogênio, hélio, metano e amônia.
Finas Atmosferas
a atmosfera da Terra é considerada relativamente fina , e fica mais fino mais longe da superfície do planeta . Atmosferas finas são caracterizados pela sua relativa falta de hidrogênio. Noventa e nove por cento da atmosfera da Terra é composta de oxigênio que sustenta a vida e nitrogênio , e 98 por cento destes gases estão nos mais baixos 30 km (19 milhas) da atmosfera devido à gravidade. Outro corpo celestial, Europa , uma lua de Júpiter, também tem uma fina atmosfera com oxigênio em abundância, e alguns acreditam que a vida é possível nesta lua . Marte também tem uma atmosfera fina , com pouca massa , 100 vezes mais fino do que o da Terra. Atmosfera de Marte consiste principalmente de dióxido de carbono e não é propício para a vida.