Borana , o sistema de Gada rege as regras de nascimento, casamento e outros ritos de passagem . O sistema começou com a criação dos seres humanos de acordo com as crenças Borana . O Gadamoji é uma figura central na tribo que é respeitado e acredita ter poderes especiais. A cerimônia Gadamoji celebra a mudança de governo a partir de membros mais velhos da tribo para os guerreiros mais jovens.
Rito de Passagem
Como uma definição básica , o Gadamoji é um rito da cerimônia de passagem que marca o fim do controle de uma geração da tribo eo início de um novo. O período Gada dura oito anos. A cerimônia final Gadamoji inclui várias atividades e outros eventos que marcam as mudanças políticas , sociais e econômicas ocorridas no seio da tribo. A cerimônia Gadamoji significa também os papéis de homens e mulheres na tribo. O Borana somos uma sociedade patrilinear , ou seja, que os homens são provedores dominantes , enquanto as mulheres a manter um papel subordinado .
Concursos
Durante a cerimônia Gadamoji , vários concursos entre o Gadamoji mais velho e seus filhos mostram um cabo-de- guerra sobre a troca de poder na tribo . Os concursos também mostram as capacidades de novos guerreiros para proteger a tribo. Em uma atividade, os guerreiros lutam para proteger um navio de leite. Os concursos também mostram que a Borana são uma sociedade predominantemente militarista .
Interferência
As tribos Borana espalhados entre Quênia e sul da Etiópia. Mudanças nas práticas religiosas e diminuindo a disponibilidade de terras limitar as cerimônias Gadamoji . O islamismo eo cristianismo filtrada na tribo Borana no final do século 19 , alterando os valores culturais históricos para cerimônias Gadamoji . Populações de uso do solo e aumentando também limitar onde as cerimônias podem ser realizadas , o que impede tribos Borana menos afortunados de participar das cerimônias.