Cerca de 150 anos antes da invasão normanda , que começou no final de setembro 1066, os ancestrais dos seguidores franceses normandos de William , duque da Normandia, foram os vikings que se estabeleceram no norte da França ao abrigo do Tratado de saint- Clair -sur- Epte . Este tratado , feito em 911 pelo rei da França, Carlos, o Simples, trouxe os nórdicos ( de onde deriva a palavra " Norman ") para a região na esperança de evitar novas incursões vikings em território francês. Os invasores franceses trouxeram sua língua, cultura , política e técnicas de fortificação com eles, incluindo a fortificação nos referimos como o castelo Motte e Bailey .
O Motte
A castelos construídos pelos normandos conquistadores não eram apenas as estruturas militares ; eles eram os principais residências dos senhores normandos nomeados por William para governar a terra e subjugar a população nativa . Normalmente, esta residência , conhecida como a " manter " foi construído sobre um motte - um monte ou colina - de modo a ter a vantagem de " o terreno elevado " contra possíveis atacantes. A torre de menagem e do seu pátio foram cercados por uma parede interna tipicamente construída abaixo da fortaleza, na base do motte .
O Bailey
O pátio era lar de soldados , artesãos, empregados domésticos e outros retentores do Senhor. Ele foi cercado por uma parede que formava um perímetro defensivo exterior fora dos muros da fortaleza ; deve vir um ataque , os atacantes se encontraria uma resposta armada neste muro que reduziria os números dos atacantes e parar qualquer tentativa de cabeça para tomar posse do castelo e seus ocupantes.
Fora do Bailey
Fora das paredes do pátio eram os campos de trabalho dos agricultores e camponeses ligados ao senhor Norman .
uma defesa integrada
o pátio interior, às vezes chamada de " pátio interior ", começou no muro que cerca o motte e incluiu o motte , os fundamentos da Torre de Menagem ea manter-se . O pátio exterior é a área delimitada entre a parede do pátio interno ea parede exterior em torno dos quartos dos artesãos e soldados. O pátio externo foi o principal baluarte na defesa do castelo: Se um atacante violar com sucesso na parede exterior , ele iria encontrar suas tropas efetivamente preso entre as paredes - no pátio exterior - enquanto os defensores nas paredes internas e externas choveu destruição para baixo a partir de 2 direções.