Seque o fóssil. Água vai amolecer o consolidante , ou pode abrigar bactérias. Owen Verde, em seu "Manual de Laboratório Prático e técnicas de campo em Paleobiologia ", recomenda assar o fóssil em um forno de 85 a 120 graus F ( 30 a 50 graus C) por 12 horas . Estas temperaturas não irá prejudicar o fóssil ; eles se aproximam as condições encontradas na África , Iraque, China ou Death Valley - . lugares secos onde os fósseis são encontrados tipicamente
2
Misture um consolidante acordo com as instruções do fabricante. Uma rocha ou fóssil calcificado exige consolidante resina pura . Estas soluções são finas de resina em um solvente como acetona . Escovar ou mergulhar o fóssil , e que o solvente evapora , deixando a resina .
Um consolidante popular é resina de polivinil butiral ( PVB , disponível comercialmente como Butvar ) , que é dissolvido em acetona . Dois outros consolidantes comuns são polímero acrílico ( comercialmente disponível como Paraloid B - 72 ) e de acetato de polivinilo ( que se encontra na colagem de Elmer ) . Paraloid está ganhando terreno em uso de laboratório , como seca muito difícil ; e é popular na conservação de arte e livros , de modo que é bastante adequado para objetos mais duros , como fósseis .
3
pincel ou aerógrafo o fóssil com consolidante até que cesse a penetrar o fóssil . Isto significa que o consolidante preencheu todas as cavidades, rachaduras e fissuras .
4
Mergulhe o fóssil, como alternativa. Este é um método mais rápido , mas consome mais do consolidante dispendioso . Permitir que o fóssil para secar antes de montar ou não prepará-la.