Começando em cerca de 3000 aC , os egípcios pedra esculpida em monumentos, estátuas e obeliscos religiosos e políticos . Estes variaram de realizações arquitetônicas monumentais como Abu Simbel ou a Esfinge de Gizé para pequenas figuras chamados ushabti encontrados em muitos túmulos e pirâmides.
Grécia Antiga e Roma
A gregos antigos usavam mármore e outras pedras para a construção de monumentos como o Parthenon eo Oráculo de Delfos , bem como estátuas de seres humanos e realistas. Romanos continuaram estas tradições , utilizando técnicas semelhantes para decorar colunas , construção de arquitetura monumental e retratam a beleza do corpo humano.
Os assírios
Os antigos assírios viveu na atual Iraque durante o século 9 aC Eles esculpida portas ornamentadas , monumentos e paredes com imagens de leões e guardiões alados.
Índia
Índia, juntamente com grande parte do sudeste da Ásia, é o lar de uma longa história de escultura em pedra que incide sobre figuras ornamentadas e imagens evocativas . Os números são curvilíneo e se engajar em atividades , em vez de em pé levantado, e os deuses são retratados com animal ou características sobrenaturais.
Os astecas e maias
Ambos os astecas e maias tinham fortes tradições de escultura em pedra , tornando-os os melhores exemplos de escultura em pedra antiga do hemisfério ocidental . Na verdade, grande parte da história asteca e maia é entendido por causa das gravuras rupestres que deixaram após conquistadores espanhóis registros escritos destruídos.