datação por carbono 14 funciona através da medição da quantidade de carbono -14 ( um isótopo de carbono instável) contido dentro de um objeto , em comparação com as quantidades de outros , isótopos de carbono estáveis. O carbono-14 decai a uma taxa constante , o que significa que à medida que o tempo passa, cada vez menos ele vai estar presente , enquanto os isótopos estáveis permanecerá constante .
Limitações
taxa de decomposição do carbono - 14 significa que nenhuma quantidade mensurável é deixado após cerca de 50.000 anos, fazendo que o limite de idade o método pode ser usado para . Também não pode ser usado para materiais inorgânicos data, que nunca tenham absorvido de carbono a partir do ambiente exterior , e pode ser jogado fora se os objectos testadas vieram de ambientes pouco usuais carbono ambiental teria sido concentrados ou mantidos , a não ser calibrado para a conta para tal.
Precisão
os cálculos utilizados em namorar um objeto deve ser calibrado para dar conta da quantidade de carbono -14 no ambiente no momento o objecto foi feito , de modo a conseguir um resultado preciso . Felizmente, tais calibrações são fáceis devido a extensos estudos de objetos de idade conhecida (como árvores extremamente antigos e objetos cuja criação foi gravado ) , e uma "curva de calibração " padrão cobrindo mais de 10.000 anos foi criada. Quando devidamente calibrado, os resultados de carbono-14 encontros são extremamente confiáveis .