Embora existam vários tipos de fósseis , todos eles são divididos em duas categorias principais: corpo e traços fósseis . Fósseis corporais mostram os restos de uma planta ou animal. Esta categoria de fósseis mostra o que o animal ou planta parecia. Comumente fósseis do corpo são formados a partir das partes duras do corpo, como o esqueleto , garras ou dentes de um animal. Icnofósseis gravar a atividade do animal. Uma pegada fossilizada ou coprolite , por exemplo, são traços fósseis porque estes tipos de fósseis mostram como o animal vivia em termos do que ele comeu, como ele se mudou , e comportado. Traçar fósseis de pegadas revelam informações sobre o comprimento do passo de um animal , seja ele andava sobre duas ou quatro patas , perseguição comportamento ( caça em rebanhos ou sozinho), e como a cauda é portada ( levantou ou arrastados para trás).
Âmbar
Âmbar é um tipo de fóssil formado a partir de resina de árvores que , por vezes, contém insetos ou plantas conservadas dentro. Este é um fóssil corpo leve e, normalmente, tem uma cor amarelada. A maioria dos fósseis de âmbar , localizados na região do Mar Báltico. Às vezes, esses restos fossilizados lavam em terra em áreas como a Alemanha e Madagascar.
Coprolites
coprolite é as fezes fossilizadas de animais como dinossauros e mamíferos. Normalmente este tipo de fóssil é encontrado em terra, mas alguns coprolite de animais marinhos também foram encontrados . O coprolite diz cientistas sobre a vida do animal em termos de clima e que ele comia . A maior coprolite encontrado foi localizado no Canadá e se originou a partir de um Tyrannosaurus Rex. Embora fósseis coprolite são comuns, eles são difíceis de reconhecer.
Icnofósseis
tocas e trilhas fossilizadas são chamados de icnofósseis . No fundo do mar, os animais deixam marcas nos sedimentos ou cavar buracos . Os fósseis são criados quando as marcas ou buracos estão preenchidos , pois os sedimentos que eles preenchem têm uma textura diferente. Os fabricantes da maioria dos icnofósseis são desconhecidas.