Todos os seres vivos contêm carbono , e quando um organismo morto coloca em uma rocha, uma camada extremamente fina de carbono é depositada sobre a rocha ao longo do tempo . Como o hidrogênio, oxigênio e nitrogênio no corpo do organismo desaparecer - geralmente ser dissolvido e vaporizado em um corpo de água - o material que resta é esta camada de carbono. Este processo de decomposição é chamado de carbonização ou destilação .
Aspecto
Em contraste com a imprimir fósseis , os quais podem ser utilizados para criar um molde tridimensional que é uma cópia verdadeira forma do organismo , um fóssil de filme de carbono aparece como uma imagem bidimensional impresso delicadamente em rock. Eles são geralmente preto ou marrom , destacando-se em contraste com a cor da pedra. Fósseis de filmes de carbono não são, portanto, como " flashy" ou de destaque como fósseis formados por outros métodos, mas às vezes eles podem demonstrar detalhes da superfície complexa .
Espécimes preservados
Porque filmes de carbono são geralmente deixados por espécimes preservados em um corpo de água , os fósseis mais comuns são de peixes, crustáceos e folhas. Estes espécimes provavelmente afundou e aderiu ao rock em corpos de água em movimento lento , onde foram autorizados a instalar , em vez de ser rasgado ou esmagado por uma corrente . No caso de folhas , os componentes internos da folha , tais como paredes celulares e estruturas celulares internas são geralmente perdida , mas as células são muitas vezes preenchidos com a água rica em minerais que solidifica para preservar estas características minúsculas .
Encontros fósseis Usando carbono
carbono - 14 é uma partícula radioactivo formado quando a radiação desde a sol colide com um átomo de libertar um neutrão , o que é , em seguida, adicionado a um átomo de azoto para criar o carbono- 14 . Este átomo é absorvido pelas plantas a partir do ar e comidos pelos animais sob a forma de material vegetal . Quando um animal morre , o carbono - 14 átomos de continuar a decair a uma taxa previsível. Os cientistas sabem que a meia - vida do carbono - 14 - o tempo que leva para que os átomos de ser reduzidas a metade - é de cerca de 5700 anos . Os cientistas medem a quantidade de carbono - 14 isótopos para determinado quanto tempo o organismo teve à decadência e aproximar a sua idade.