A catapulta de torção foi inventada pelos antigos gregos por volta de 300 aC . A catapulta de torção é baseado no conceito da mola corda - uma corda enrolada com tanta força que ele produz um poder tremendo quando lançado. A catapulta de torção se parece muito com qualquer outro tipo de catapulta, com um braço jogando ligado a uma base grande para proporcionar estabilidade e uma grande viga de madeira para interromper o braço jogando de modo que ele dispara o projétil , em vez de bater no chão. Entre os dois lados da base da catapulta é um comprimento de corda , que pode ser enrolado mais apertado por um guincho . Isto é o que fornece a torção para a catapulta.
Eficácia
Embora eles realmente tinha sido inventado séculos antes quer pelos gregos, catapultas de torção ou mangonels não foram amplamente utilizados na guerra medieval cedo. O primeiro uso conhecido na Inglaterra foi no cerco de Dover em 1216 . Deste ponto em diante , no entanto, eles foram amplamente utilizados . A mangonel era extremamente poderoso , capaz de arremessar uma pedra do tamanho de uma cabeça humana com a velocidade de 100 mph e para distâncias de até 1.300 pés.
Projéteis
O mangonel era geralmente usado para atirar pedras grandes , mas também pode ser usado para jogar uma grande variedade de outros itens , dependendo da criatividade do usuário e com a disponibilidade de materiais. Areia quente , quando lançada, iria encontrar o seu caminho entre as brechas na armadura de um cavaleiro defendendo. Cadáveres doentes poderiam ser arremessado para espalhar a infecção no campo inimigo - uma forma primitiva de guerra biológica . Tar queima pode ser jogado como um equivalente medieval de napalm .
Desvantagens
A catapulta de torção tinha algumas desvantagens. Se a mola corda ficou muito molhado, ele não funcionaria , portanto, qualquer dia de chuva forte poderia ganhar os defensores de um castelo sitiado um dia de trégua aos ataques do mangonel . Além disso, a precisão de qualquer arma de cerco depende de determinação de um alcance preciso a partir do qual a disparar. No entanto, o mangonel não atirou com poder consistente , porque ninguém poderia estar certo de colocar a mesma quantidade exata de torção na corda cada vez que ele foi usado. O mangonel não seria eficaz em consistentemente atingindo o mesmo alvo exato , como uma torre especial em um castelo.