Simplesmente, a datação por carbono só pode ser aplicado a objetos que antes eram vivos ou foram ligados a algo que estava vivendo uma vez. Isso inclui componentes humanos e animais de corpo (como ossos e carne ) e matéria vegetal (como folhas e madeira). Não pode material inorgânico data, como rochas.
Carbono e C14
A espinha dorsal de toda a vida na Terra , o carbono está presente em todos os organismos da Terra. Um isótopo de carbono --- C14 --- vem da atmosfera da Terra e se torna absorvido em plantas através da fotossíntese. C14 , juntamente com outros isótopos de carbono , torna-se parte da composição molecular de animais quando ingerem plantas . C14 não é um isótopo estável , no entanto, e decai a uma taxa relativamente constante.
Radiocarbono encontros
níveis de C14 permanecem relativamente constantes durante a vida de um organismo , mas comece a se deteriorar quando o animal morreu. Comparando-se a meia-vida do C14 para a quantidade presente em uma amostra irá determinar quantos anos um artefato é . Embora preciso , o método de datação por radiocarbono não determinar com precisão a idade de artefatos mais recentes . Além disso , de acordo com a Universidade da Califórnia ", o limite prático superior é de cerca de 50.000 anos, por causa de modo pouco C - 14 permanece após cerca de 9 semi-vidas que pode ser difícil de detectar e de obter uma leitura precisa , independentemente do tamanho da amostra. "
Aplicação de datação por radiocarbono
Além arqueologia, usando C14 para material de data tem se mostrado útil em campos incluindo oceanografia , geologia, biomedicina , ciências atmosféricas , e paleoclimatologia . Radiocarbono Web Info lista muitos itens que podem ser datados de carbono , incluindo os minérios de fundição de metal , resíduos de sangue , tecidos e tecidos , água, couro , cabelos, ferro , corais, papel e pergaminho , e carvão. Isso tem permitido profissionais para determinar cronologias históricas de eventos humanos e naturais .