Radioisótopos , ou isótopos radioativos de materiais como o carbono ou rubídio, irá decair em novos isótopos a uma taxa consistente , independentemente de outros fatores, como a temperatura ou estado físico. O radioisótopo é conhecido como o radioisótopo " pai " e os novos isótopos são conhecidos como " filhas ". A meia-vida do radioisótopo é a quantidade de tempo necessário para que metade de uma quantidade do radioisótopo a decair em novos isótopos .
Calculando Idade
Calculando a idade de um item é calculado após o uso de um espectrômetro de massa para analisar a composição do objeto - procurando e determinação do número de isótopos filha no objeto. Os cientistas , em seguida, utilizar a taxa previsível de decaimento de radioisótopos pai que da filha para determinar o período de tempo necessário para a produção de isótopos que muitas filhas. As taxas conhecidas de decadência pode ser encontrada na Sociedade Geológica de Tempo Geológico Escala da América. Depois de analisar o objeto , o pesquisador gráficos taxa do radioisótopo pai de decadência para determinar o tempo que levou para o número conhecido de isótopos filha a ser produzido.
Applications
Este método de determinação da idade tem aplicações em arqueologia, geofísica , geologia , oceanografia e Paleoclimatology . Materiais que podem ser datados dessa maneira incluem minerais, madeira , conchas, ossos e sedimentos orgânicos como turfa. Alguns usos historicamente importantes do método incluem a datação do final do Pleistoceno e Holoceno artefatos e determinar quando os principais eventos geológicos ocorreram .
Incerteza
Alguns datação radioativa , especialmente de carbono namoro , não pode ser inteiramente exata em suas estimativas de idade. O nível de radioisótopos de carbono na atmosfera em tempos antigos poderiam ter flutuado , o que significa que a taxa de decaimento do radioisótopo nem sempre é previsível. Por exemplo, durante eras históricas , onde há um alto nível de radioisótopos de carbono na atmosfera, mais radioisótopos teria sido presente em um objeto do que em um objeto que surgiu durante um período de baixos níveis de radioisótopos de carbono na atmosfera .
História
Este método de datação foi descoberto na década de 1940 por uma equipe de pesquisadores liderada por Willard Libby F. da Universidade de Chicago. O Prêmio Nobel de Química foi atribuído a Libby em 1960 por sua liderança no desenvolvimento de datação radioativa .