As partes exteriores da Terra pode ser dividida em duas camadas. No topo está a litosfera , que inclui a crosta visível da superfície da Terra . Também inclui a parte sólida , mais superior do manto . Sob esta é a astenosfera . Este material é sólido e não como a rocha líquida e metal encontrado no núcleo da Terra. No entanto , ele tem menor viscosidade e força pura do que a litosfera . Do ponto de vista do tempo geológico ( dezenas ou centenas de milhares de anos ) , a melhor maneira de descrever a relação da litosfera para a astenosfera é que a parte superior flutua na parte inferior. À medida que a litosfera é composta de vários pratos diferentes , essa é a origem das placas tectônicas.
Placas se movem
A variedade de forças físicas explicar os movimentos das placas tectônicas . A primeira é a de convecção ou o movimento e troca de substâncias quentes e frias. Debaixo da litosfera , um lento processo de agitação está presente , levantando material quente e sugando o material mais frio. Outra explicação é a gravidade. O material mais grosso refrigerador , , mais densa que se encontra distante da gravidade faz com que o mar sulcos para puxar o material para o manto mais quente para equilibrar a carga maior . Acredita-se também que a gravitação da Lua tem algum impacto sobre placas tectônicas.
Direção Placa
A direção geral de mais movimento das placas é em direção ao oceano Pacífico . A maior parte da Ásia, África, Europa e Austrália estão à deriva em direção ao leste . América do Norte e da Groenlândia estão indo para oeste . América Central e do Sul , e na maioria das Caraíbas estão à deriva ao norte , ao contrário da tendência geral . Diferentes partes da Antártida estão à deriva em direções diferentes.
Continental Drift
As placas tectônicas explicar uma série de grande escala efeitos geológicos visíveis na superfície da Terra. Por exemplo, ele vai um longo caminho para explicar a formação de determinadas cadeias de montanhas e da ascensão e queda de massas de terra ao longo do tempo . Sabe-se que grande parte das terras , incluindo montanhas, que agora estão secos e na superfície, era uma vez debaixo d'água por causa da evidência fóssil criatura do mar. A deriva continental também explica o litoral "ajuste" entre a América do Sul e África .
Sea Floor Spreading
Esta teoria também explica a propagação do fundo do mar. As placas incluem toda a superfície da Terra , seco e molhado , e muitas placas de abraçar muito território do fundo do mar . Quando as placas são empurradas à parte, o resultado é um material de baixo da crosta sendo empurradas para a superfície , criando totalmente novos trechos do fundo do mar.
Earthquakes
Os terremotos são também um resultado de movimento da placa . Falhas são comuns em ou em torno de limites de placas , e os resultados do movimento da placa em uma grande quantidade de tensão que está sendo construída nestas áreas. Acredita-se que os terremotos são o resultado dessa tensão placa encaixando e de repente a ser lançado.