fósseis índice pode fornecer cientistas com informações específicas . Se um fóssil viveu apenas durante um período específico da história ou em certos ambientes , o cientista pode namorar ou caracterizar quando a rocha se formou. Fósseis índice podem ajudar a determinar se os tipos de rocha que podem aparecer idêntica em diferentes locais são partes da mesma camada de rocha ou formados durante diferentes períodos de tempo .
Características Físicas
Índice fósseis que viveram em um tempo relativamente curto , são extintas ou ter uma linha de evolução distintos são usados para fazer um indicador de tempo para uma camada de rocha . Se o processo evolutivo é bem documentado , o período de tempo pode ser ainda mais especificamente determinado.
Características geográficas
Índice fósseis que viveram em mais de um local pode ajudar os cientistas a fazer conexões entre camadas de rocha encontrados em locais diferentes. Os fósseis são melhores se eles estão fossilizados em muitos tipos diferentes de rochas ; eles geralmente são os tipos de natação ou flutuantes formas de vida marinha.
descoberta de fósseis Índice
William Smith, um geólogo da Grã-Bretanha ativo no início de 1800 , foi o primeira pessoa a descobrir fósseis índice. Ele percebeu que a identificação camada de rocha não era tão confiável quando feito de tipo de rocha . O estudo dos fósseis , ele descobriu que ele estava vendo os mesmos fósseis na mesma ordem , bem como em grandes áreas geográficas . Suas descobertas tornou conhecido como o princípio da sucessão da fauna e floral.
Usa
Os cientistas podem usar o princípio de Smith para detectar uma sequência de eventos dentro de camadas de rocha . Fósseis podem fornecer um retrato relativamente precisas da formação rochosa . Para uma idade exata de uma rocha , no entanto, um método mais avançado de namoro , como a datação radiométrica , onde as rochas são examinados para a taxa exata de decaimento radioativo , deve ser utilizado .