Encontre os p e S onda chegada vezes usando o gráfico sísmico. A onda p será o primeiro grande pico no gráfico sísmico , o s onda será o segundo grande pico no gráfico sísmico. Encontre a diferença de tempo entre os P e S chegadas de onda. Por exemplo, se a onda p chegou a 10:23:00 e no s onda chegou a 10: 26.22 horas da manhã, a diferença de tempo de chegada é de 3 minutos , 22 segundo
2
Line up . a borda do papel com o eixo y do gráfico de viagem no tempo. Adicione uma pequena linha no papel , onde a origem toca no gráfico . Faça uma segunda linha no papel , onde a diferença de horários de chegada toca o gráfico. No caso do nosso exemplo, seria colocar uma pequena linha no nosso papel , onde 0 toques e onde 3 minutos 22 segundo toques .
3
Coloque o pedaço de papel em todo o gráfico , sempre mantendo a linha 0 de tocar a curva p -ondas . Quando a marcação a diferença nos tempos de chegada linha atende a curva s -ondas, parar de mover o papel . Após a extremidade do papel , ler a distância a partir do epicentro fora do eixo x . Esta é a distância que a estação sísmica foi determinado a partir do epicentro . Anote a distância .
4
Repita este processo com os outros dois gráficos sísmicos onda de outras localidades . Anote a distância .
Plotagem em um Mapa
5
Use a escala do mapa para definir a sua bússola com a distância a partir da primeira estação sísmica do epicentro . Situado no meio da bússola para o centro sísmico . Desenhe um círculo usando a bússola . Cada ponto em que o círculo é uma possibilidade para o epicentro .
6
Repita com os outros dois centros sísmicos. Certifique-se de que você está colocando no centro do compasso no centro sísmico em questão e com a distância do epicentro a essa estação sísmica.
7
Os três círculos que você criou no mapa devem se sobrepor num único ponto . Este é o epicentro do terremoto .